Planeje sua visita

Quem chega a São Miguel das Missões (RS) pode visitar o Museu das Missões e o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo e, ainda, assistir ao Espetáculo de Som e Luz. Confira, na sequência, mais informações sobre cada um desses atrativos:

Museu das Missões: dias e horário de funcionamento
O Museu das Missões (IBRAM/MinC) e o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo estão abertos à visitação do público de terças-feiras a domingos. Às segundas-feiras, portanto, estão fechados(***).
* Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h.
** Horário de verão: das 9h às 12h e das 14h às 20h.
Ingresso gratuito no Museu. Para visitar o Sítio Histórico é cobrado ingresso (ao encargo do IPHAN).
*** Em algumas segundas-feiras, quando da ocorrência de um feriadão, o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo e o Museu das Missões abrem normalmente. Para confirmação, consultar o IPHAN (contatos, abaixo).

ATENÇÃO: em virtude do tornado que atingiu a cidade de São Miguel das Missões no dia 24 de abril de 2016, e que danificou tanto a estrutura do Pavilhão Lucio Costa como imagens sacras missioneiras ali expostas, o Museu das Missões está fechado à visitação. Algumas das imagens estão expostas temporariamente numa sala ao lado da Secretaria Municipal de Turismo de São Miguel das Missões. A visitação do público a esta sala pode ser feita no horário informado acima. A Secretaria de Turismo fica em frente ao portão de acesso ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
➤ Parque Histórico Nacional das Missões (IPHAN-RS)
IPHAN (São Miguel das Missões)
Fone: (55) 3381.1399
Escritórios Técnicos do IPHAN - RS: http://portal.iphan.gov.br/rs/pagina/detalhes/660/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
Espetáculo de Som e Luz (São Miguel das Missões, RS - Brasil)
O espetáculo mais antigo do Brasil acontece desde 1978. Ao anoitecer, o antigo templo, no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, ilumina-se e através das vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Armando Bôgus, é narrado em 48 minutos o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul, pelos padres Jesuítas e índios Guarani.
Obs.: o Espetáculo de Som e Luz ocorre diariamente. Está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões. 
Telefone:  (55) 3381.1299 ou 3381.1294
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
Visita guiada ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo
Para a visita ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo há a possibilidade de contratar os serviços de guias de turismo ou se valer de audioguias.
Informações sobre a disponibilidade desses serviços podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões ou diretamente com a Associação de Guias de Turismo das Missões: https://agmissoes.wordpress.com/
Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura
Telefone: (55) 3381.1294
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

Comentários

  1. Considero um absurdo, cidade histórica que deveria ser divulgada tratar tão mal os turistas. No final do ano,vagamos em 03 locais (Restaurante Barun, O Guarani e Casarão), todos faltavam comida. Falta infraestrutura e cultura para os atendentes. Chegou ao cúmulo do garçon limpar a mesa e derrubar a sujeira nas pernas do turista. Absurdo. Eu não pretendo divulgar a cidade desta forma. Sem contar o schow de luzes tão divulgado que foi um fiasco, 2 minutos e olhe lá, eu sentiria vergonha se morasse num local assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os problemas de atendimento e infraestrutura do município não são responsabilidade do Museu das Missões, que é um museu do Instituto Brasileiro de Museus (uma autarquia federal). O show de fogos é realizado pelo Município e o Espetáculo Som & Luz, com o apoio do IPHAN que é o responsável pelo Sítio Arqueológico onde estão localizadas as Ruínas. Favor encaminhar suas reclamações e sugestões para a Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões. Obrigada.

      Excluir
  2. Fui para São Miguel há alguns anos e acredito não ser possível entender o que foram as missões sem ir para São Miguel e entender a fé, representada no fragmento da igreja com bons detalhes. Recomendo a todos que se interessam pelo tema e pela história do nosso povo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novo material educativo disponível

Museu das Missões/IBRAM lança nova publicação

Museu das Missões disponibiliza 'Dossiê Missões' para download