Museu das Missões/IBRAM lança nova publicação



Ao completar setenta e cinco anos de trabalho permanente com o patrimônio cultural, o Museu das Missões/Ibram tem a grata satisfação de compartilhar com toda a sociedade a publicação de um Guia sobre a unidade museológica, que hoje integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Esse volume faz parte da Coleção Museus do IBRAM e é inteiramente dedicado ao Museu das Missões. Um dos objetivos dessa coleção é que o grande público se familiarize com as unidades museológicas do Ibram e que tal conhecimento contribua para ações que promovam o estudo, a preservação, a valorização e a divulgação do patrimônio cultural sob a guarda das instituições.
Disponível online para consulta ou download, em versão de menor resolução, o Guia apresenta a história do museu e a sua temática, contextualiza-o em relação à região missioneira do estado do Rio Grande do Sul e à comunidade em que está inserido, em São Miguel das Missões, RS.
A criação do Museu das Missões, em 1940, integrou a política do governo federal de criação de museus organizados fora dos grandes centros urbanos, com o objetivo de chamar a atenção para a importância de expressões culturais regionais de grande significado nacional. Assim, a fundação do Museu das Missões, juntamente com a do Museu da Inconfidência (1938) e do Museu do Ouro (1945), ambos em Minas Gerais, deu início à instalação de unidades museológicas por todo o país.


Abaixo o link para consulta/download do livro:

http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/Museu-das-Missoes.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oral resgata memória institucional do Museu das Missões

Museu das Missões será reaberto ao público nesta sexta (29)