Portal MuseuBR é lançado para a Copa do Mundo

Lançado no dia 30 de maio, o Portal MuseuBR (www.museubr.org) traz informações sobre 146 museus localizados nas doze cidades-sede da Copa do Mundo 2014. O Projeto MuseuBr é o resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o Instituto Brasiliana e o Núcleo de Cultura Digital do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

A criação do Portal foi anunciada pela Ministra da Cultura, Marta Suplicyem agosto de 2013. O projeto receberá patrocínio da Petrobras e faz parte das ações do MinC para os grandes eventos que acontecem no país nos próximos anos, entre eles, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A iniciativa contempla diretrizes de patrocínio cultural da Petrobras ao apoiar o resgate, a recuperação e a organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, assim como a ampliação do acesso público aos bens culturais.

MuseuBR

Este é o primeiro resultado de um Projeto cujo objetivo é desenvolver e gerenciar um portal na internet para disponibilizar informações sobre os museus brasileiros. A atual versão do site representa a primeira etapa. No momento, estão disponíveis informações de 146 museus localizados nas doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O usuário pode fazer sua busca por meio de filtros temáticos ou por região ou cidade.

Inicialmente, o usuário terá acesso a informações básicas, que o auxiliarão na hora de organizar uma visita. Nos próximos anos, o Projeto será ampliado (em seus conteúdos e informações) e modificado (nas suas funcionalidades e design). A proposta é oferecer versões adaptadas para dispositivos móveis e integração com as redes sociais.

Esta ação está em sintonia com a Política Nacional de Museus (definida em 2003), sobretudo com alguns de seus eixos programáticos que visam a implantação de ações que tenham por objetivo a democratização do acesso aos museus e o desenvolvimento de políticas de comunicação com o público, e estímulo e apoio à projetos que visam a disponibilizar informações sobre acervos, pesquisas e programações dos museus em mídias eletrônicas.

O portal foi lançado em português e em francês, mas antes mesmo da Copa estará também disponível em espanhol e inglês. Ele pode ser acessado no endereço www.museubr.org. Para facilitar o acesso aos estrangeiros, também estão disponíveis os endereços www.museobr.org (espanhol), www.museebr.org (francês) e www.museumbr.org (inglês).

Fonte: Divulgação IBRAM/MinC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oral resgata memória institucional do Museu das Missões

Museu das Missões será reaberto ao público nesta sexta (29)